Processo participativo da construção do Programa Cidades Verdes Resilientes é iniciado

lançamentoPCVR card

Em cerimônia realizada na última terça-feira (30), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, foi iniciado o processo de construção participativa da estratégia de implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR). Com mais de 300 pessoas presentes, o evento contou com um momento de abertura política com a participação da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Helder Melilo, vice-embaixador da Alemanha no Brasil, Wolfgang Bindseil, além de representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do PNUMA e do ONU-Habitat.

Também participaram da abertura representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inREDE) e Câmara Temática de Adaptação e Infraestrutura Verde do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC). Em seguida, foi realizada uma mesa com especialistas da academia e de outras instituições sobre o enfretamento às mudanças climáticas.

No período da tarde, a equipe técnica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou estrutura do Programa Cidades Verdes Resilientes. O PCVR contará com uma abordagem integrada no território, considerando os seguintes eixos temáticos no contexto urbano:

  1. Uso e ocupação sustentável do solo;
  2. Áreas verdes e arborização urbana;
  3. Soluções baseadas na natureza;
  4. Tecnologias de baixo carbono;
  5. Mobilidade urbana sustentável; e
  6. Gestão de resíduos urbanos.

Na sequência, as pessoas se dividiram em grupos menores para discutir sobre as dimensões de financiamento e de governança do Programa para, de fato, começar a construção participativa da estratégia de implementação.

Acesse as fotos da primeira oficina clicando aqui.

Processo participativo

A cerimônia do último dia 30 foi apenas o primeiro passo. O processo de construção participativa do Programa Cidades Verdes Resilientes está previsto para acontecer entre julho e setembro de 2024. Serão oito oficinas temáticas com participação ampliada. Representantes das três esferas do Governo, do setor privado, da academia, da sociedade civil e outros especialistas irão fazer parte das discussões para a construção conjunta do Programa.

Veja abaixo o cronograma das próximas oficinas:

Apresentacao_OqueEoPCVR_Oficina1.jpg

O processo participativo irá acontecer com o suporte da plataforma ReDUS. Para participar, entre na iniciativa do Programa Cidades Verdes Resilientes e solicite sua inscrição. Todos os convites, documentos e debates do processo serão disponibilizados lá.