Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR): Coordenação política e técnica do projeto
O Ministério do Desenvolvimento Regional é um órgão da administração pública federal direta. Fica a cargo desse ministério a coordenação do Projeto ANDUS, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SNMDU). Para mais informações acesse o site oficial do Ministério.
Ministério do Meio Ambiente (MMA): Parceria política e coordenação técnica do projeto
O Ministério do Meio Ambiente é um órgão da administração pública federal direta. Fica a cargo desse ministério a coordenação operacional entre os ministérios parceiros do Projeto ANDUS, por meio da Secretaria Nacional de Qualidade Ambiental (SQA). Para mais informações acesse o site oficial do Ministério.
GIZ: Coordenação técnica do projeto
Empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo federal da Alemanha na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. Ela atua em países em desenvolvimento, em transição ou industrializados, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas e a construção de um futuro mais sustentável. Para mais informações acesse o site oficial da GIZ.
Municípios selecionados para os Projeto Piloto: parcerias implementadoras
O Projeto ANDUS desenvolve ações-piloto em parceria com municípios selecionados, implementando estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano. Os municípios selecionados representam parte da diversidade brasileira, auxiliando na construção de abordagens e metodologias que podem ser replicadas em diferentes contextos.
São eles: Amajari (RR), Anápolis (GO), Aracaju (SE), Arapiraca (AL), Cametá (PA), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Eusébio (CE), Fortaleza (CE), Hortolândia (SP), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Maringá (PR) , Naviraí (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Nicolau (RS), Sobral (CE), Tomé-Açú (PA) e o Consórcio Intermunicipal da Regioão Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).
Para mais informações acesse aqui.
Outras parcerias estratégicas do Projeto ANDUS:
Existem outras parcerias estratégicas importantes para o Projeto ANDUS, como as que estão listadas abaixo:
- Aliança pela Inovação e Sustentabilidade: Um compromisso firmado entre a Fundação Brava, Instituto Humanize, Instituto Arapyaú e Fundação Tide Setubal que cooperam nas áreas de inovação em governos locais e desenvolvimento urbano sustentável.
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)
- Ministério das Comunicações (MCOM)
- Associação Brasileira de Municípios (ABM)
- Confederação Nacional de Municípios (CNM)
- Frente Nacional de Prefeitos (FNP)