O Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) é uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Ministério das Cidades e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e implementado pela GIZ Brasil, no intuito de promover políticas que visem o desenvolvimento sustentável e resiliente nos municípios brasileiros visto os eventos e impactos da mudança climática.

GIZ CID VERDES LOGO HORIZONTAL COLORIDO POSITIVO

Objetivo

Atualmente, mais da metade da população mundial habita setores urbanos (ONU, 2015), e, no Brasil, esse número aumenta cada vez mais. Somente em 2023, o Brasil apresentou um recorde em desastres naturais hidrológicos e geológicos, com mais de 1.000 ocorrências e um impacto direto na vida de mais de 500 mil habitantes (MCTI, 2024).

Com isso, torna-se fundamental a ênfase do programa na própria população das cidades brasileiras, em especial nas regiões periféricas, com ação direta voltada à redução das desigualdades considerando sua grande diversidade e relações em termos de gênero, raça, idade, deficiência, renda e geolocalização, além do trabalho direto na diversidade dos recortes territoriais com atuação específica para cidades metropolitanasmédias cidades amazônicas e cidades com alta vulnerabilidade climática.

 
Ação do programa

O programa conta com a estruturação de 6 abordagens temáticas territoriais prioritárias para articulação nos municípios:

  1. Áreas verdes urbanas e cobertura vegetal;
  2. Uso e ocupação sustentável do solo;
  3. Infraestrutura verde e Soluções Baseadas na Natureza (SbN);
  4. Eficiência energética e tecnologias de baixo carbono;
  5. Mobilidade sustentável;

Onde, para cada abordagem, serão definidas ações dentro das 5 linhas estratégicas: Articulação Institucional, Orientações Técnicas e Normativas (através da construção participativa de um marco normativo), Capacitação, Educação Urbano-Ambiental e Informação, Fomento de projetos e Financiamentos, no intuito de aprimorar a implementação do programa de forma que aumente o engajamento institucional e promova a participação coletiva.

 

Participação ativa

A elaboração da versão final do PCVR conta com a participação ativa e direta de representantes federais, municipais e da sociedade civil em oficinas e fóruns temáticos que visam a construção de conhecimento conjunta a partir das linhas estratégicas.

As oficinas ocorrerão entre junho e julho de 2024, e todo o conteúdo como convites, debates e documentos criados serão disponibilizados através dessa iniciativa!

Inscreva-se através da ReDUS e participe dessa construção!