Em parceria com o Ministério das Cidades (MCid) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Projeto ANDUS promoveu, em sua segunda etapa de implementação, três processos de mentoria destinados a entes subnacionais, de modo a fortalecer a agenda urbana climática no Brasil.

Os temas abordados são os seguintes:

Esta mentoria tem como objetivo disseminar o kit de ferramentas do projeto ProteGEEr para municípios, consórcios públicos e estados brasileiros participantes da comunidade de práticas do ANDUS em gestão sustentável de RSU.

A mentoria aos municípios amazônicos em ordenamento territorial municipal trabalha com cinco municípios da Amazônia Legal, três deles do bioma Amazônia. Seu objetivo é elaborar propostas para a adequação e aplicação de instrumentos de ordenamento territorial municipal em território amazônico. A mentoria se dá através de uma rede de aprendizagem entre pares com foco em desenvolvimento urbano sustentável.

O objetivo desta mentoria é o trabalho com mulheres negras liderando movimentos sociais que atuam na melhoria ambiental, climática e sustentável das periferias urbanas de seus municípios. Espera-se que esse processo contribua para o fortalecimento das lideranças femininas e negras para a implementação de projetos urbanos e políticas municipais climáticos através da articulação dos movimentos sociais e do poder público.