Quem somos
O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), que financia projetos de clima e biodiversidade em países em desenvolvimento e emergentes.
Como o projeto ANDUS surgiu?
O Projeto ANDUS surgiu, em 2017, como forma de apoiar o governo brasileiro no aprimoramento de políticas para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil a partir da concepção, difusão e implementação de uma nova abordagem, baseada na Agenda 2030, na Nova Agenda Urbana e no Acordo de Paris sobre mudança climática.
Cerca de 85% da população brasileira mora nas cidades (IBGE, 2010), resultado do processo intenso de urbanização do país nas últimas décadas, marcado por profundas desigualdades regionais, intrarregionais, urbanas e intraurbanas.
As cidades no Brasil e no mundo inteiro se encontram numa fase marcada por transformações: digital, ambiental, sociodemográfica, econômica e laboral. Para atingir uma maior equidade e enfrentar os processos de transformação, é necessário reorientar as práticas de desenvolvimento urbano, encarando os desafios a partir do estímulo às potencialidades do diverso território brasileiro, considerando o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômica).
Rio de Janeiro, 2015 ©GIZ Tobias Kuehner
Como o projeto ANDUS atua?
O Projeto ANDUS apoia diretamente a construção de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável, coordenadas e articuladas, nas esferas federal, estadual e municipal, compreendendo:
- a incorporação dos temas do desenvolvimento socioeconômico, de mitigação e adaptação as mudanças do clima e de transformação digital;
- a construção de uma visão de território que considere a diversidade regional do país; e
- a atuação multinível, multisetorial, interfederativa e interinstitucional.
Premissas
A implementação da Agenda 2030, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é central para o Projeto ANDUS, com destaque para os Objetivos 11, 13 e 17. Além desta, as diretrizes para uma urbanização sustentável da Nova Agenda Urbana, o respeito ao Acordo de Paris sobre mudança climática, bem como o desenvolvimento e a implementação do conceito brasileiro de “Cidades Inteligentes”, conformam os pilares do Projeto.
Nova fase de implementação
Desde 2017, o Projeto ANDUS apoia diretamente a construção de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável, coordenadas e articuladas, nas esferas federal, estadual e municipal, compreendendo a incorporação dos temas do desenvolvimento socioeconômico, de mitigação e adaptação as mudanças do clima e de transformação digital; a construção de uma visão de território que considere a diversidade regional do país; e a atuação multinível, multisetorial, interfederativa e interinstitucional.
Em 2023, o ANDUS foi prorrogado para mais dois anos de implementação para continuar o trabalho conjunto ao governo federal e aos municípios brasileiros.
A nova etapa do projeto tem foco no desenvolvimento urbano sustentável na Amazônia, em mulheres negras como agentes de mudança na ação climática local, a gestão de resíduos sólidos, entre outros temas. Em parceria com o Ministério das Cidades e o Ministério do Meio Ambiente, o ANDUS promoveu três processos de mentoria, de modo a fortalecer a agenda urbana climática no Brasil.
Além da atuação no nível municipal, a prorrogação do ANDUS tem foco também no nível federal através do aprimoramento de instrumentos nacionais e da capacitação dos entes públicos sobre agenda climática na política urbana e desenvolvimento urbano integrado. O projeto irá apoiar a cooperação entre o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e outros ministérios para fortalecer as cidades brasileiras no combate à mudança do clima.