Linhas de atuação - Fase 1 (2017-2022)

 

A primeira fase do Projeto ANDUS se dividiu em quatro componentes horizontalmente vinculados que abordam os seguintes conteúdos:

Aprimoramento dos instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável

Apoio na elaboração de uma política e estratégia nacional de desenvolvimento urbano sustentável na esfera federal, considerando recomendações para o aprimoramento dos instrumentos de gestão urbana, tais como o Plano Diretor (PD), Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes (Carta).

 


 
Projetos-piloto

O Projeto ANDUS desenvolve ações-piloto em parceria com municípios selecionados, implementando estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano. Os municípios selecionados representam parte da diversidade brasileira, auxiliando na construção de abordagens e metodologias que podem ser replicadas em diferentes contextos.

 


 

Gestão de conhecimento, comunicação e difusão

O projeto ANDUS apoia a gestão de conhecimento, fortalecimento de capacidades e difusão de experiências e resultados. Faz parte a elaboração de módulos de capacitação e da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS) para multiplicar os resultados do projeto.

 


 

Parcerias Urbanas Estratégicas

Apoio à Parceria Urbana Brasil-Alemanha. Fomento de trocas e diálogos internacionais, concepções e experiências relativos à Nova Agenda Urbana, a Agenda 2030, Cidades Inteligentes, etc.

 


 

Linhas de atuação - Fase 2 (2023-2025)

 

A segunda etapa de implementação do ANDUS tem foco em dois componentes principais com os seguintes objetivos:

Integração do Clima na Agenda Urbana

Apoio na integração de ações climáticas e arranjos de governança nos mecanismos de trabalho do Ministério das Cidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), incluindo a perspectiva de representantes do nível subnacional. O projeto apoia em programas como o Plano Setorial Cidades para a Seção Adaptação do Plano Nacional sobre Mudança do Clima e o Programa Cidades Verdes Resilientes. 

Há também uma dimensão de capacitação neste componente, onde o objetivo é capacitar pessoas gestores e técnicas dos Ministérios e de municípios, das quais 50% são mulheres e 25% são pessoas não brancas, no tema da proteção do clima nas cidades. Esse foi o principal foco da Imersão Clima e Cidades.

 


 

Mentoria aos municípios para upscaling

O ANDUS trabalha junto com entes subnacionais selecionados para replicar abordagens práticas locais de ação climática urbana. Esse processo está dividido em três mentorias:

  • Mulheres Negras pelo Clima
  • Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas
  • Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos

Também faz parte desse apoio o desenvolvimento de uma metodologia para mentoria e aprendizagem entre pares entre municípios brasileiros para ações climáticas.