É a segunda vez que a equipe do projeto ANDUS pega a BR020 e, depois de seis horas de viagem de Fortaleza, chega na região do Sertão dos Inhamuns, no Ceará. O trabalho com os cinco municípios consorciados da região – Parambu, Tauá, Quiterianópolis, Aiuaba e Arneiroz – para melhorar a gestão local dos resíduos sólidos urbanos está na sua fase final. A programação incluiu visitas às cinco cidades para encontros de alto nível com prefeitos, secretários e vereadores, aos lixões ainda existentes nos municípios e aos locais previstos para implantação das Centrais Municipais de Resíduos (CMRs).
Nessa segunda visita técnica, se percebe um avanço significativo em relação ao estágio das discussões, o entendimentos e a vontade política e o comprometimento da gestão às soluções propostas pelo Consórcio CPMRS-SI, com apoio do projeto ANDUS. O próximo passo será a implantação da coleta seletiva em bairros pilotos em cada cidade.
A primeira fase – a base
Esse processo começou com um chamamento público do Ministério das Cidades (MCID) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para municípios brasileiros se inscreverem na “4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam – Mentoria em Resíduos Sólidos Urbanos”. Entre mais de 70 propostas do Brasil inteiro, foram selecionadas cinco equipes municipais – quatro municípios e um consórcio público – para desenvolver soluções para os seus desafios.
Entre setembro de 2023 e maio de 2024, as equipes se debruçaram, em uma jornada de cinco etapas, sobre os seus desafios e a solução local mais adequada para enfrentamento deles.
A segunda fase – a implementação
No evento de encerramento da Jornada, em 20 de maio, foi anunciado que a equipe do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos do Sertão do Inhamuns/CE ia ser contemplada com consultoria especializada adicional para acompanhar a implementação da solução desenvolvida ao longo da Jornada.
No contexto desse apoio adicional, ocorreu a segunda visita ao Consórcio, entre os dias 15 e 19 de julho de 2024. A equipe do Projeto ANDUS, junto com as consultoras técnicas que acompanharam a mentoria, visitaram os cinco municípios que fazem parte do Consórcio. O engajamento político e técnico dos cinco municípios e do Consórcio é excepcional. Houve encontros com quatro dos cinco prefeitos e com um vice-prefeito.