Rede Brasileira de Institutos de Planejamento é lançada no Rio de Janeiro

foto beatriz bley

Foto: Beatriz Bley

Com o objetivo de ser uma rede inovadora e inclusiva, comprometida com o desenvolvimento urbano integrado e sustentável das cidades brasileiras e o fortalecimento de seus membros, a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede) foi lançada oficialmente na última quinta-feira (17). O lançamento da iniciativa foi realizado no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, durante o evento de encerramento do Projeto ANDUS.

Cerca de 15 institutos de planejamento e instituições que trabalham com dados em vários municípios do país estiveram presentes no encontro que marcou a criação da InRede. Nos dois dias que se seguiram ao lançamento, foi realizado o 3º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, sediado no Instituto Pereira Passos. Na sexta-feira (18), os membros do InRede consolidaram os termos de uma carta aberta, considerada documento estratégico com diretrizes e recomendações aos governos para que estimulem a criação e perpetuação de institutos de planejamento nas cidades.

No sábado (20), para o fechamento do 3º Encontro, foi realizada uma visita técnica ao município de Niterói. As pessoas participantes da InRede conheceram o Caminho Niemeyer, as obras do Parque Orla Piratininga (POP) - projeto que promove ações de recuperação de ecossistemas através de soluções baseadas na natureza -, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e o Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade), onde a cidade é monitorada. A visita terminou no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

20221119171850 IMG 6004 01

Acesse o site da Prefeitura do Rio de Janeiro para mais informações sobre as atividades da InRede.