MDR promoverá debate sobre financiamento para ações de desenvolvimento urbano

logo pndu

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai promover, nos dias 30 de abril e 7 de maio, dois webinários sobre financiamento de ações de desenvolvimento urbano. O primeiro será voltado a aspectos fiscais e extrafiscais e o segundo, para as formas de participação da iniciativa privada, abordando concessões e parcerias público-privadas. Os eventos, que contam com a parceria do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), poderão ser acessados nestes links (30/4 e 7/5).

Os dois webinários integram uma série de ações voltadas a ampliar a discussão qualificada e formular uma visão compartilhada e pública de desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. Dentre os objetivos do evento está a coleta de aportes aos estudos em condução pelo MDR e pelo Ipea, bem como de insumos técnicos/teóricos relevantes para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

A abertura dos webinários contará com a presença de Ana Paula Bruno, analista de infraestrutura da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana (CGDRU) do MDR, e de Marco Costa, da Coordenação de Estudos em Desenvolvimento Urbano do Ipea. Confira a programação completa neste link.

 

Saiba mais

A formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano é conduzida pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) do MDR desde 2019. A iniciativa visa estabelecer diretrizes e estruturar ações de desenvolvimento urbano no território brasileiro. O objetivo final é contribuir para a redução das desigualdades sociais nas cidades e nas regiões em que estão localizadas.

“O principal objetivo da PNDU é apoiar os municípios brasileiros no seu mandato constitucional de implementar a agenda de desenvolvimento urbano sustentável para melhoria da qualidade de vida nas cidades”, destaca a coordenadora-geral substituta de apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, Fernanda Capdeville.

– via portal de notícias do MDR

 

Sobre o apoio à PNDU: 

O Projeto ANDUS apoia o MDR no desenvolvimento da PNDU por meio da elaboração de produtos e insumos técnicos e da facilitação do processo participativo e na articulação com parceiros estratégicos.