Realizado o webnário da 4ª Oficina da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

Mosaico_Quarta_Oficina_menor_qualidade.jpg

Nos dias 23 a 25 de fevereiro de 2021, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério das Comunicações (MCOM) e com apoio do Projeto ANDUS, realizou a 4ª Oficina de Trabalho da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Pelo contexto da pandemia de COVID-19, a oficina ocorreu virtualmente. 

A 4ª oficina da Carta é o ponto inicial para começar o processo de implementação colaborativa da Carta, lançada em dezembro de 2020.

Os colaboradores e as colaboradoras da Comunidade da Carta sugeriram 50 propostas para ações e projetos de implementação. A oficina ofereceu o espaço para detalhar as ideias, usar sinergias entre diferentes propostas e aproveitar a inteligência coletiva da Comunidade.

Durante a oficina interativa, se formaram novas parcerias, surgiram planos de trabalho concretos para cada projeto e foi decidido um mecanismo de controle de qualidade dos resultados. Foi um espaço dedicado ao diálogo, elaboração e aprimoramento das propostas recebidas e em conjunto com a Comunidade da Carta.

Os projetos incluem redes de experimentação e laboratórios de inovação, plataforma geo-colaborativas, campanhas de comunicação sobre a transformação digital nas cidades e aplicativos para urbanismo colaborativo, entre outros.

As propostas foram organizadas em 11 temas e subdivididos em 27 grupos de trabalho.

A oficina virtual contou com a participação de mais de 150 colaboradoras e colaboradores de todo o país. Participaram pessoas que representam os governos federal, estadual e municipal, instituições públicas, academia, setor privado e setor de ensino e pesquisa.