Entre os dias 13 e 16 de maio, a equipe da mentoria Mulheres Negras pelo Clima, do Projeto ANDUS, esteve em Brasília, dando início às viagens aos territórios das lideranças selecionadas.
A mentoria trabalha com seis mulheres negras líderes de cinco coletivos/organizações de periferias urbanas, para atuarem na melhoria ambiental, climática e sustentável dos seus territórios, através do desenvolvimento de suas capacidades técnicas e de articulação política e institucional.
As atividades começaram com uma visita à Cozinha Solidária do MTST, no Sol Nascente/DF, para conhecer as atividades das lideranças Sirleide Araújo (Bizza) e Kathleen Giovanna. A cozinha hoje serve de 120 a 130 marmitas diariamente para a comunidade, além de promover outras atividades semanalmente, como reforço escolar e projeto de alimentação saudável para crianças, educação ambiental com horta medicinal, oficina de sabão artesanal e oficina de construção sustentável para as mulheres da comunidade.
Foto: @loba.makua
Durante a semana, as lideranças também estiveram em reuniões políticas para levarem demandas relevantes de seus territórios e buscarem sinergias entre iniciativas. Se reuniram com:
- Bettina Cadenbach, embaixadora da Alemanha em Brasília;
- Guilherme Simões, secretário nacional de Periferias, do Ministério das Cidades (MCid);
- Izadora Brito, diretora nacional de Articulação de Políticas Públicas, na Presidência;
- Márcia Lima, secretária nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, no Ministério de Igualdade Racial (MIR);
- Monique Ferreira e equipe do gabinete da secretaria nacional de Mudança Climática, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
Foto: Reunião com a Secretaria Nacional de Mudança Climática, do MMA
Além disso, foram feitas rodas de conversa com a consultoria sobre gênero, raça e classe na cidade. Foram discutidos com as lideranças os significados de termos como interseccionalidade, racismo ambiental e direito à cidade, e o reconhecimento desses termos dentro de suas realidades.
A mentoria é implementada pela equipe técnica formada pela GIZ Brasil e a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, no âmbito do Projeto ANDUS, e equipe consultora especializada.