Na última quinta-feira (25), as organizações que compõe a Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia promoveram, em Brasília/DF, um encontro para debater sobre o desenvolvimento urbano no contexto amazônico.
O evento entitutilado “Amazônia Urbana em Foco – Conexões para o Desenvolvimento Sustentável” teve como objetivo proporcionar um ambiente de trocas de experiências e fortalecimento institucional a fim de estabelecer condições favoráveis para estreitar laços e fortalecer vínculos entre municípios amazônicos, governo federal, possíveis financiadores e instituições atuantes no território.
Na ocasião, os municípios da Amazônia Legal Belém (PA), Brasiléia (AC), Itapecuru Mirim (MA), Palmas (TO) e Porto Velho (RO) apresentaram seus projetos de instrumentos de planejamento urbano elaborados no âmbito da Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas do projeto ANDUS.
Também foram realizados debates sobre possíveis caminhos para o financimanento de instrumentos de planejamento urbano e os desafios para incluir a dimensão amazônica nas políticas nacionais para o desenvolvimento urbano sustentável.
A Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável da Amazônia é uma iniciativa formada pela GIZ Brasil, no âmbito do projeto ANDUS, a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o WRI Brasil, em conjunto com o Ministério das Cidades (MCid) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o propósito de fortalecer a agenda amazônica para o desenvolvimento urbano sustentável.
Também estiverão presentes no evento as equipes técnicas dos municípios amazônicos que participaram do processo seletivo da Mentoria, bem como instituições financiadoras e instituições parceiras atuantes no território.
Veja Mais