Projeto ANDUS realiza oficina de imersão Clima e Cidades

 imersao card

Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, o projeto ANDUS realizou a imersão Clima e Cidades, que tem como meta promover o desenvolvimento de dois mecanismos nacionais de apoio para formulação e monitoramento de ações climáticas para o setor urbano. A iniciativa busca desenvolver capacidades técnicas e institucionais para ampliar os mecanismos de políticas públicas urbanas e ambientais que incentivem ações climáticas locais. 

No primeiro dia, um painel on-line de especialistas, que contou com mais de cem participantes, abordou conceitos relacionados aos temas de clima, cidades e meio ambiente e permitiu o levantamento de insumos para aprimorar instrumentos, políticas e programas no âmbito da esfera pública. Assista ao painél na íntegra clicando aqui.

Nos dias 7 e 8, representantes do Ministério das Cidades (MCid), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Casa Civil da Presidência da República reuniram-se em uma oficina presencial, em Brasília. O encontro buscou promover um nivelamento técnico-conceitual sobre desenvolvimento urbano, no contexto das mudanças climáticas, com enfoque nas estratégias e instrumentos públicos federais relacionados às cidades.

A agenda de imersão incluiu uma abordagem dos impactos climáticos nas áreas urbanas, debates sobre mitigação, adaptação e resiliência climática, bem como uma exploração crítica de instrumentos legais e de governança climática no contexto urbano. 

Conheça a iniciativa em Clima e Cidades - ReDUS.