Projeto ANDUS encerra a etapa de Campo da 4ª Jornada de Inovação em Francisco Morato (SP)

RSUFrancisco card

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, as equipes do projeto ANDUS e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) estiveram no município de Francisco Morato, em São Paulo, como parte das atividades da 4ª Jornada de Inovação "Cidades que Transformam".

A missão de campo contou com participação ativa do Gabinete da Prefeita Renata Sene e de demais autoridades da Secretaria de Habitação, Meio Ambiente, Clima e Energia, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Superintendência de Saúde e da Procuradoria Municipal.

A programação construída pela equipe da Secretaria de Habitação, Meio Ambiente, Clima e Energia do município foi rica e extensa. Além de reuniões de alto nível, foram realizadas também visitas de campo tanto aos locais de disposição de resíduos, quanto aos atuais espaços voluntários de recebimento, triagem e armazenamento de resíduos secos.

A parceria em conjunto com a Prefeitura de Francisco Morato visa compreender com profundidade o potencial ambiental e socioeconômico da recuperação de recicláveis no município, e desenvolver uma proposta de inclusão integral das pessoas catadoras em um serviço formal de coleta seletiva. Foram debatidos em especial também os desafios de disposição irregular dos resíduos da construção civil (RCC) e dos resíduos de grandes geradores.

Destaca-se a importância do diálogo com pessoas catadoras autônomas, assim como da visita ao espaço da COOPERUNIDOS, Cooperativa que atualmente atua no município, para aprimoramento das discussões e coleta de dados para a etapa seguinte de ideação.

Hoje alguns comerciantes e moradores separam o lixo seco do lixo convencional e se articulam voluntariamente com pessoas catadoras para destinação do resíduo seco. Observa-se que apesar dos desafios remanescentes para institucionalização da coleta seletiva, há muita disposição local para adesão e ainda mais potencial de recuperação econômica e geração de renda a partir da reciclagem.

Ao final da missão foi possível ainda reunir com o Governo do Estado de São Paulo para debater os planos em andamento para gestão regional dos RSU, para capacitação e inclusão de pessoas catadoras e para tratamento e disposição regional dos resíduos da construção civil. Foram debatidas também as possibilidades e desafios para implementação da política de logística reversa.

4ª Jornada de Inovação

A 4ª edição do "Cidades que Transformam" é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento.