Projeto ANDUS e Enap abrem inscrições para a 4ª Jornada de Inovação do Cidades que Transformam

jornada Card 1080 x 1080

Foi publicada nesta segunda-feira (26), uma Chamada para participar do processo seletivo da 4ª Jornada de Inovação do Cidades que Transformam. As inscrições podem ser realizadas por governos municipais ou consórcios públicos intermunicipais que atuem na gestão de resíduos sólidos.   

As equipes selecionadas vão receber apoio técnico e metodológico da Enap, do Projeto ANDUS e de instituições parceiras para desenvolverem soluções inovadoras que equacionem as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e promovam a economia circular. 

A iniciativa, que será realizada em parceria com o Projeto ANDUS, reforça o compromisso das instituições envolvidas com a implementação da Agenda 2030 nos municípios brasileiros e visa proporcionar um ambiente favorável ao surgimento de uma cultura de inovação para o desenvolvimento sustentável.

Para participar, o município ou consórcio intermunicipal deve mobilizar uma equipe de 3 a 5 pessoas, apresentar um desafio vivenciado na gestão de resíduos sólidos e participar de uma Oficina para refinar a sua proposta. As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário, até o dia 07 de julho de 2023

Serão priorizadas as propostas lideradas por mulheres ou submetidas por equipes de trabalho compostas por mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas negras e indígenas, e pessoas com deficiência. 

No dia 3 de julho, a partir das 14h, será realizado um evento online no canal da Enap no YouTube para apresentar a oportunidade e esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo seletivo. 

 

A Jornada de Inovação

Ao longo da 4ª Jornada de Inovação, que terá início em agosto de 2023 e duração de nove meses, as equipes vão participar de atividades colaborativas e de aprendizagem e contar com o apoio de um time remoto de facilitadores, especialistas e profissionais do setor para desenvolverem uma solução para o desafio apresentado.

O desenvolvimento das soluções será focado em três abordagens complementares e interdependentes: combate à mudança do clima, promoção da coleta seletiva e da inclusão social, e fortalecimento da gestão regionalizada. Após trilhar com sucesso a Jornada, uma equipe poderá ser contemplada com consultoria adicional para implementação da solução até 2024.

A Jornada de Inovação do Cidades que Transformam representa uma oportunidade única para que agentes locais contribuam efetivamente para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos e promovam melhorias significativas em suas comunidades.

 

Realização

A iniciativa é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

 

O Cidades que Transformam

O Cidades que Transformam apoia governos municipais no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam com o alcance das metas previstas na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Criado em 2021, o Cidades vem cumprindo papel relevante na formação de agentes públicos em competências atinentes à inovação e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, como inclusão produtiva, segurança alimentar e mobilidade urbana.