Projeto Cidade Presente: conheça o novo nome e identidade visual do Projeto DUS

cidade presente card

O Projeto “Desenvolvimento Urbano Sustentável – DUS” acaba de ser rebatizado para Projeto Cidade Presente. A mudança de nome surgiu da necessidade em evitar confusões com outros projetos similares – como ANDUS e EEDUS, por exemplo – e também da vontade de fugir do hábito de usar siglas para nomear projetos de cooperação internacional. O novo nome chega também acompanhado de uma identidade visual, ambos desenvolvidos por uma consultoria contratada em colaboração com a equipe do projeto e do parceiro político, o Ministério das Cidades (MCID).

O principal objetivo do Projeto Cidade Presente é apoiar e promover o desenvolvimento urbano integrado, focado no cidadão, a partir da integração de setores relevantes. Compreende-se por desenvolvimento urbano integrado o processo coordenado de articulação de políticas públicas, planos, programas e projetos setoriais nas cidades, de integração multinível e de melhoria do desenho urbano num determinado território, de modo a viabilizar a urbanização inclusiva, resiliente, próspera e sustentável.

Juntamente com o Projeto ANDUS, que acaba de entrar em uma nova fase de implementação, o Cidade Presente faz parte do portfólio da Transformação Urbana da GIZ Brasil. Este catálogo é formado por projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e resiliente ao clima nas cidades brasileiras, além de trabalhar temas como financimanto verde, mobilidade urbana, agenda ambiental nas cidades, etc.

A partir de agora, o Projeto Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável substituirá o nome "DUS" e, em breve, será realizado um evento de divulgação com mais detalhes da identidade visual e outras novidades.

Saiba mais:

Projeto de Cooperação Brasil-Alemanha

Abertas inscrições para projetos de desenvolvimento urbano integrado no âmbito do acordo de cooperação Brasil x Alemanha

-----------

O projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável” integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.