Artigo sobre o ANDUS é publicado no site do International Climate Initiative (IKI)

IMG 5379 1Foto: Cecília Martins

“Você já olhou para uma cidade da América Latina e pensou que esta poderia ser a solução para os desafios de nossas sociedades? Provavelmente não.

Nos acostumamos a olhar as cidades, especialmente no Sul Global, como espaços problemáticos com muito trânsito, serviços urbanos insuficientes, pobreza e alta desigualdade e falta de segurança pública. Mas as cidades têm o potencial de serem muito mais. O Projeto IKI “Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS)”, se propôs a identificar e compreender estas oportunidades urbanas para a luta contra a mudança climática.”


O trecho acima faz parte do artigo em inglês “The city is the solution” (tradução: a cidade é a solução), publicado no dia 23 de fevereiro, no site da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).

O artigo celebra os sucessos do Projeto ANDUS, financiado pelo Ministério Alemã da Economia e do Clima (BMWK), que durante sua implementação promoveu a compreensão das diferentes realidades urbanas, influenciou políticas nacionais e fomentou o trabalho colaborativo e em rede para a transformação urbana.

Confira o artigo completo aqui.


No dia da publicação do artigo, o ANDUS também apresentou seus resultados no evento virtual “The city is the solution – What urban development in Mexico and Brazil can contribute to the fight Against climate change?” organizado pelo IKI. No evento, o Projeto Proteccíon del Clima en la Política Urbana de México (CiClim) também apresentou as ações realizadas durante sua implementação.

Acesse a apresentação sobre o ANDUS (em inglês).

 

Sobre o IKI

A Iniciativa Internacional para o Clima – tradução livre para International Climate Initiave (IKI) – é promovida pelo governo alemão, liderado pelo Ministério da Economia e do Clima (BMWK) em coordenação com o Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor e o Ministério das Relações Exteriores. Através de projetos como o ANDUS, a iniciativa apoia o desenvolvimento de medidas para adaptação aos impactos da mudança do clima e proteção da biodiversidade em países em desenvolvimento e emergentes.

Até hoje, o IKI aprovou mais de 800 projetos de clima e biodiversidade em mais de 150 países em todo o mundo. Saiba mais aqui.