Projeto ANDUS participa de eventos do CAU/BR sobre o território amazônico

O Projeto ANDUS participou nos 7 e 8 de fevereiro de dois eventos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em Manaus, no Amazonas.

Encontro Nacional de CPUAS

No dia 7 esteve presente no Encontro Nacional das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUAs), onde representantes das comissões das Unidades Federativas e Nacional do CAU expuseram ações práticas para enfrentar problemas urbanos no território amazônico.

Na ocasião, o Projeto apresentou uma visão geral da atuação Transformação Urbana da GIZ em cidades brasileiras, o legado e perspectivas das mentorias do ANDUS a municípios brasileiros e a Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS), em especial a sua plataforma para facilitação de processos colaborativos e de inovação urbana.

Mais informações do Encontro aqui.

encontro CPUAs Manaus

Projeto ANDUS e integrantes dos CAU/UF e CAU/BR no Encontro de CPUAs. Foto: CAU/BR

Seminário Projeto Amazônia 2040

O Projeto ANDUS também marcou presença no evento “Projeto Amazônia 2040: Arquitetura e Urbanismo para um Futuro Sustentável”, no dia 8. O objetivo do evento foi de coletar insumos e definir uma estratégia para o Projeto Amazônia 2040 do CAU Brasil, a partir do conhecimento técnico de arquitetas/os e urbanistas para o território amazônico. O programa será apresentado no próximo Congresso UIA - União Internacional dos Arquitetos, que será em Copenhague, Dinamarca, em julho de 2023.

O ANDUS apresentou os seus aprendizados fruto da cooperação com municípios amazônicos, com especial foco em Regularização Fundiária Urbana e Soluções baseadas na Natureza em Amajari/RR e na mentoria a Manaus em instrumentos para a promoção da densidade urbana que resultou no programa Nosso Centro, em Manaus, que foi apresentado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus.

Além do CAU/BR, participaram as instituições estaduais do CAU, docentes e estudantes de universidades federais, o IPEA, a Prefeitura de Manaus e de Belém, além de outras prefeituras amazônicas.

O evento teve como impacto principal a mobilização de mais uma instituição fundamental para a assistência técnica ao desenvolvimento urbano sustentável na Amazônia, com uma forte presença nacional e recursos disponíveis para este efeito.

projeto amazonia 2040 Manaus

Projeto ANDUS apresentando experiências no território amazônico. Foto: CAU/BR