O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, por meio do Projeto ANDUS, estão realizando as Oficinas Regionais de formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS), que servirão de apoio para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
A oficina da Região Sudeste irá ocorrer neste semana (14 e 15) e a próxima agenda será com a Região Norte, em oficina que acontecerá em 04 e 05 de agosto. Representantes de estados e municípios, bem como da sociedade civil e academia interessados no evento on-line, podem se inscrever neste link. As inscrições para a oficina da Região Norte se encerram em 23 de julho.
O calendário segue com encontros regionais no Norte e Centro-Oeste:
- Oficina Região Sul: 16 e 17 de junho - inscrições encerradas
- Oficina Região Nordeste: 30 de junho e 01 de julho - inscrições encerradas
- Oficina Região Sudeste: 14 e 15 de julho - inscrições encerradas
- Oficina Região Norte: 04 e 05 de agosto - inscrições abertas
- Oficina Região Centro-Oeste: 26 e 27 de agosto - inscrições abertas
OFICINA NACIONAL
Esta será a segunda fase de oficinas. Em 25 e 26 de maio, o MDR promoveu a Oficina Nacional, que reuniu representantes de instâncias federais, como Ministério da Justiça e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), outras instituições como Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Nacional, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, além da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Associação Brasileira de Municípios (ABM).
Após as oficinas regionais, com o objetivo ampliar a participação, serão realizadas conferências livres, visando escutar diferentes segmentos da sociedade civil organizada.
TEXTO BASE
Este documento é um convite para trabalharmos coletivamente. É também um texto de apoio para formularmos de maneira conjunta a agenda brasileira para o desenvolvimento urbano sustentável. Essa agenda é importante porque irá orientar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que está em processo de formulação. Acesse aqui o Texto Base.
Saiba mais sobre a PNDU no website do MDR!