Circuitos Esquemáticos Completos - Guia Planos Diretores

O Guia para Elaboração e Revisão de Planos Diretores é um instrumento com o objetivo de apoiar agentes nos níveis federal, estadual e municipal na implementação de estratégias de gestão e de desenvolvimento urbano sustentável.

A partir da identificação de problemas concretos, a metodologia do Guia auxilia equipes gestoras e técnicas municipais, em conjunto com os segmentos sociais envolvidos no processo de elaboração ou revisão do Plano Diretor, na definição de uma estratégia de ação adequada aos desafios e potencialidades de cada território, que considere a capacidade administrativa municipal, bem como as ferramentas disponíveis e possíveis de serem implantadas.

Os Circuitos Esquemáticos desenvolvidos, reunidos no final do Guia, são percursos que sugerem a escolha de temas afetos ao município. Através da navegação pelos temas e da análise do território, identificam-se problemáticas, estratégias e os instrumentos para conseguir planejar e implementar a “visão de futuro” desejada.

Todos os circuitos completos e sistematizados encontram-se no Anexo 2, podendo ser baixados separadamente abaixo. Também é possível formular novos circuitos à medida em que são identificados outros desafios e abordagens, utilizando o modelo deste link.