Nota Técnica: Webinar Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em assentamentos informais e de interesse social

O C40 Cities Finance Facility (CFF) é uma colaboração da C40 Cities Climate Leadership Group (C40) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O CFF apoia cidades em economias em desenvolvimento e emergentes a desenvolver projetos e encontrar financiamento para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fortalecer a adaptação e resiliência frente aos impactos do aquecimento do clima.  

A Prefeitura de Salvador (PMS) está recebendo apoio do C40-CFF desde agosto de 2022 para o desenvolvimento de um projeto de adaptação climática na Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) de Vila Mar. A Defesa Civil do Salvador (Codesal) elaborou um Plano de Ações Estruturais (PAE) para a área, com propostas para evitar ou minimizar a possibilidade de ocorrência das situações de risco de deslizamento de encostas e inundação mapeadas, por meio de soluções conceituais de engenharia geotécnica, hidráulica, civil, ambiental e urbanística, que combinam infraestrutura convencional (“cinza”) e verde (Soluções Baseadas na Natureza – SBNs). Atualmente a PMS detalha as propostas previstas no PAE, considerando ameaças da mudança do clima, e sua integração às demais intervenções urbanísticas, fundiárias, socioeconômicas e de participação necessárias. 

Objetivo geral do webinar 

Este webinar foi realizado enquanto atividade de conhecimento promovida pelo projeto global C40 CFF. Ele buscou promover a troca de experiências entre os municípios brasileiros de Salvador/BA, São Paulo/SP e Santos/SP acerca do planejamento, projeto, implantação e manutenção de Soluções baseadas na Natureza (SbN) e de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) em assentamentos informais e de baixa renda, como estratégia de redução do risco de deslizamentos de encostas e inundações e promoção de co-benefícios.   

Dentre os objetivos específicos, buscou-se fomentar a discussão de: 

  • Projetos-piloto nos três municípios acerca da temática – Vila Mar (Salvador/BA), Cantinho do Céu (São Paulo/SP) e Monte Serrat (Santos/SP);
  • Estratégia de engajamento da população;
  • Desafios e oportunidades no processo de reassentamento e regularização fundiária;
  • Estratégia para replicar os projetos-piloto (planejamento, governança entre setores municipais, financiamento etc.);
  • Possibilidade de vincular estratégias municipais com a região metropolitana, com o estado e com a esfera federal e eventuais programas da Secretaria Nacional de Periferias (SNP).

Clique no botão abaixo e acesse a Nota Técnica produzida pela Cristiane Borda (Assessora Técnica Sênior C40 CFF em Salvador).