As cidades brasileiras possuem desafios históricos relacionados a desigualdades socioespaciais. Somados a esses desafios, o contexto atual é de transformações amplas que afetam não só o Brasil, mas o mundo inteiro. Transformações que afetam o modo de vida nas cidades.

Além de enfrentar mudanças na estrutura social e ambiental, essas transformações trazem novas preocupações às gestões municipais, algumas delas ainda não endereçadas pela política urbana.

Tendo isso em vista, o Projeto ANDUS tem abordado temas transversais dentro do escopo do desenvolvimento urbano. São eles: segurança pública; olhar intergeracional e equidade social; mudança do clima; transformação digital; e o desenvolvimento econômico.

 

Transformação digital

“’Transformação digital’ é o fenômeno histórico de mudança cultural provocada pelo uso disseminado das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas práticas sociais, ambientais, políticas e econômicas. A transformação digital provoca uma grande mudança cultural, inédita, rápida e difícil de entender na sua totalidade. Afeta mentalidades e comportamentos nas organizações, governos, empresas e na sociedade de forma geral” (fonte: Carta Brasileira para Cidades Inteligentes).

A transformação digital reflete as mudanças ocorridas nas relações entre pessoas, entre pessoas e coisas e entre pessoas e espaço, devido à disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas últimas décadas. No mundo digital as relações acontecem inclusive entre coisas e coisas (Internet das Coisas – IoT).

A transformação digital, portanto, afeta diretamente a organização do espaço e a vida das pessoas. É preciso buscar a compreensão dos impactos positivos e negativos desse fenômeno sobre as cidades para uma ação concertada e direcionada ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

Transformação sociocultural

Reflete as mudanças que vêm ocorrendo na compreensão coletiva sobre questões de gênero, raça, etnia e pessoas com deficiência.

Essas mudanças afetam o modo como as pessoas vivenciam o urbano, o modo como usam os espaços públicos, como se locomovem e interagem entre si nas cidades.

É preciso buscar a compreensão de como as cidades acolhem sua população em dois aspectos: (1) na sua diversidade e (2) nas suas especificidades identitárias e culturais. Essa compreensão deve ser feita de forma integrada com temas como a segurança pública e a equidade social. Isso permite uma ação voltada à garantia de melhores condições de vida para as pessoas nas cidades, em uma ação concertada e direcionada ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

Transformação demográfica

Reflete as mudanças observadas na pirâmide etária brasileira nas últimas décadas, bem como as projeções de curto, médio e longo prazos.

Essas projeções indicam que há uma tendência de envelhecimento da população do país. É preciso buscar a compreensão de como as cidades podem acolher melhor as pessoas em todas as fases da vida. Significa buscar um olhar intergeracional sobre as cidades, de forma a permitir uma ação concertada e direcionada ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

A transformação ambiental

Reflete as mudanças que vêm ocorrendo na atmosfera global ocasionadas pela ação humana. Essas mudanças acontecem de forma progressivamente mais acentuada desde o início do século passado, e provocam impactos negativos diretos nos assentamentos humanos. Esses impactos podem ser expressos de forma mais emblemática no aumento da frequência e intensidade de eventos de risco, tais como inundações, deslizamentos, incêndios, escassez de água e de alimentos. Também são expressos pelo aumento da temperatura média global e pela formação de ilhas de calor.

O mundo enfrenta hoje o duplo de desafio de: (1) buscar mitigar as ações que podem provocar a mudança do clima; e (2) adaptar os assentamentos humanos e os sistemas naturais à mudança do clima.

Os impactos negativos diretos na vida urbana mostram a relevância de buscar a compreensão de como as cidades podem contribuir para uma ação local voltada a essa mitigação e adaptação, de forma concertada e direcionada ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

A transformação econômica e laboral

Reflete as mudanças recentes, porém com estimativas de permanência em médio e longo prazos, nas relações de trabalho, nas formas de produção e consumo e no desenvolvimento econômico local.

Há uma tendência à precarização e à volatilidade do trabalho, bem como à redução do emprego formal. A interseção dessas mudanças com a transformação digital potencializa a transformação econômica e laboral nas cidades.

É preciso buscar a compreensão sobre os impactos que essas mudanças podem gerar sobre as cidades, o espaço urbano e o psicológico das pessoas que nelas residem. Dessa forma, será possível planejar ações concertadas e direcionadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

PNDU impactos

 

A Cooperação Brasil-Alemanha na transformação urbana

A mudança do clima, a transformação digital e as alterações demográficas não conhecem fronteiras e estão ocorrendo em alta velocidade.

Essas três grandes transformações em curso são igualmente relevantes para o Brasil e para a Alemanha, pois têm impacto nas formas de produção, consumo, nas relações trabalhistas, sociais, na qualidade dos serviços públicos e nas expectativas de seus cidadãos.

A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e seus parceiros realizam juntos uma série de iniciativas e ações no âmbito da transformação urbana. Trabalhamos sobre diversos temas e aplicamos uma gama de métodos e instrumentos (projetos pilotos, capacitações, laboratórios de inovação, assessoria técnica e política, entre outros) para corresponder à realidade urbana complexa.

A troca de experiências e aprendizagens entre os dois países praticada pela Cooperação assegura a qualidade das soluções encontradas. Além disso, o trabalho conjunto permite ao Brasil e à Alemanha disputar uma posição de liderança em inovação para a transformação urbana e na implementação das agendas globais de desenvolvimento sustentável, assim como em parcerias públicas privadas.

 

Newsletter sobre Transformação Urbana no Brasil

O boletim informativo de Transformação Urbana no Brasil apresenta ações de projetos com temáticas relevantes para as cidades brasileiras, desenvolvidos no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ Brasil. Os projetos atuam nos temas de desenvolvimento urbano, financiamento sustentável, habitação social, investimento urbano, resíduos sólidos, abastecimento de água, infraestrutura resiliente e mobilidade elétrica.

Acesse as publicações da newsletter:

1ª Newsletter (dez/20): inglês

2ª Newsletter (mai/21): inglês

3ª Newsletter (set/21): português | inglês

4ª Newsletter (dez/21): português | inglês

5ª Newsletter (jun/22): português | inglês

 

Gostaria de se inscrever para receber a newsletter? Clique aqui
Para saber mais, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..