andus horizontal

Quem somos

O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), que financia projetos de clima e biodiversidade em países em desenvolvimento e emergentes. 

 
Como o projeto ANDUS surgiu?

O Projeto ANDUS surgiu como forma de apoiar o governo brasileiro no aprimoramento de políticas para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil a partir da concepção, difusão e implementação de uma nova abordagem, baseada na Agenda 2030, na Nova Agenda Urbana e no Acordo de Paris sobre mudança climática.

Cerca de 85% da população brasileira mora nas cidades (IBGE, 2010), resultado do processo intenso de urbanização do país nas últimas décadas, marcado por profundas desigualdades regionais, intrarregionais, urbanas e intraurbanas.

As cidades no Brasil e no mundo inteiro se encontram numa fase marcada por transformações: digital, ambiental, sociodemográfica, econômica e laboral. Para atingir uma maior equidade e enfrentar os processos de transformação, é necessário reorientar as práticas de desenvolvimento urbano, encarando os desafios a partir do estímulo às potencialidades do diverso território brasileiro, considerando o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômica).

Rio de Janeiro 2015 GIZ Tobias Kuehner

Rio de Janeiro, 2015 ©GIZ Tobias Kuehner

 
Como o projeto ANDUS atua?

O Projeto ANDUS apoia diretamente a construção de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável, coordenadas e articuladas, nas esferas federal, estadual e municipal, compreendendo:

  • a incorporação dos temas do desenvolvimento socioeconômico, de mitigação e adaptação as mudanças do clima e de transformação digital;
  • a construção de uma visão de território que considere a diversidade regional do país; e
  • a atuação multinível, multisetorial, interfederativa e interinstitucional.

 

Premissas

A implementação da Agenda 2030, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é central para o Projeto ANDUS, com destaque para os Objetivos 11, 13 e 17. Além desta, as diretrizes para uma urbanização sustentável da Nova Agenda Urbana, o respeito ao Acordo de Paris sobre mudança climática, bem como o desenvolvimento e a implementação do conceito brasileiro de “Cidades Inteligentes”, conformam os pilares do Projeto.

 

17 ods

 

 Folder do ANDUS Factsheet (BR) Factsheet (EN)