Atores ANDUS

 

Ministério das Cidades (MCid): Coordenação política e técnica do projeto

O Ministério das Cidades é um órgão da administração pública federal direta. Fica a cargo desse ministério a coordenação do Projeto ANDUS, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM). Para mais informações acesse o site oficial do Ministério.

 


 

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA): Parceria política e coordenação técnica do projeto

O Ministério do Meio Ambiente é um órgão da administração pública federal direta. Fica a cargo desse ministério a coordenação operacional entre os ministérios parceiros do Projeto ANDUS, por meio da Secretaria Nacional de Qualidade Ambiental (SQA). Para mais informações acesse o site oficial do Ministério.

 


 

logo giz cooperacao vertical

 

GIZ: Coordenação técnica do projeto

Empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo federal da Alemanha na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. Ela atua em países em desenvolvimento, em transição ou industrializados, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas e a construção de um futuro mais sustentável. Para mais informações acesse o site oficial da GIZ.

 


 

Municípios selecionados para os Projeto Piloto: parcerias implementadoras

O Projeto ANDUS desenvolve ações-piloto em parceria com municípios selecionados, implementando estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano. Os municípios selecionados representam parte da diversidade brasileira, auxiliando na construção de abordagens e metodologias que podem ser replicadas em diferentes contextos.

São eles: Amajari (RR), Anápolis (GO), Aracaju (SE), Arapiraca (AL), Cametá (PA), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Eusébio (CE), Fortaleza (CE), Hortolândia (SP),  Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Maringá (PR) , Naviraí (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Nicolau (RS), Sobral (CE), Tomé-Açú (PA) e o Consórcio Intermunicipal da Regioão Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).

Para mais informações acesse aqui.


 

Outras parcerias estratégicas do Projeto ANDUS:

Existem outras parcerias estratégicas importantes para o Projeto ANDUS, como as que estão listadas abaixo: