Segundo a ONU, atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050. São áreas que abrigam a maior parte das atividades econômicas e também as maiores emissoras de gases de efeito estufa e poluição, o que as torna vulnerável em relação as mudanças climáticas e eventos extremos.

Há mais de 40 anos, a GIZ, por encargo do Governo Alemão, incentiva e promove cidades sustentáveis, inclusivas e seguras como parte de sua abordagem ao desenvolvimento urbano sustentável. As parcerias são instituições governamentais de diversos níveis: empresas, universidades, associações e sociedade civil. Em cooperação com instituições no país parceiro, a GIZ presta assessoria a nível local, regional e nacional, orientados por abordagens internacionais como a Agenda ODS 2030, o acordo COP 21 sobre mudanças climáticas e o processo Habitat III para a formulação da Nova Agenda Urbana.

 

PROJETOS DA GIZ QUE ATUAM NO TEMA DE DUS

 

C40 Cities Finances Facility

O C40 Cities Finance Facility (CFF) foi criado em resposta ao desafio da falta de projetos adequadamente preparados para financiamento nas cidades e capacidade inadequada dos municípios de preparar e entregar tais projetos. No Brasil apoia aos projetos “Curitiba mais Energia” e “Solário Carioca”. O objetivo principal dos projetos é reduzir as emissões e aumentar a resiliência climática em cidades através da mobilização financeira para ações em nível municipal. O projeto é implementado pela GIZ em parceria com o C40 (Cities Climate Leadeship Group).

  • Parceiros Políticos no Brasil: Prefeitura de Curitiba e Prefeitura do Rio de Janeiro
  • Financiadores: Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), Children's Investment Fund Foundation (CIFF), the Government of the United Kingdom e the United States Agency for International Development (USAID)
  • Mais informações: https://www.c40cff.org/

 

EEDUS

A provisão de moradia digna é um desafio considerável para muitas cidades no Brasil. O país carece de umas 6,9 milhões de unidades habitacionais, o que poderia aumentar a demanda por eletricidade e emissões relacionadas até 33,5 MtCO2 por ano. O BMZ, por meio da GIZ, apoia a integração de requisitos energéticos nas políticas de habitação social e programas de investimento. Além da revisão dos padrões habitacionais existentes, novas tipologias e soluções técnicas serão desenvolvidas por meio da abertura de concursos para arquitetos e construtoras.

 

FELICITY

Financing Energy for Low-carbon Investment - Cities Advisory Facility (FELICITY), implementado pela GIZ em cooperação com o Banco Europeu de Investimento (BEI), promove o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de baixo carbono no Brasil, China, México, Indonésia e Equador. O objetivo é promover o acesso à financiamento climático por governos subnacionais por meio de assistência técnica na preparação de projetos, capacitação, aprimoramento regulatório e fortalecimento de redes regionais e globais.

 

Mata Atlântica

O Projeto Mata Atlântica promove a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em três regiões de mosaicos de unidades de conservação da Mata Atlântica, nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a fim de contribuir para a mitigação e adaptação à mudança do clima. Para isso, o projeto atua com o apoio à elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica, à implementação de planos de manejo, e à execução de medidas de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE). Além disso, o Projeto visa expandir os instrumentos econômicos de restauração, por meio de consultorias e do apoio ao Programa de Conversão de Multas Ambientais.

 

ProADAPTA

O Projeto ProAdapta apoia diferentes agentes nos mais diversos níveis, como o setor empresarial, a sociedade civil, municípios, estados e representantes de entidades do governo federal, na geração de capacidades para uma melhor implementação da agenda de adaptação. Em nível municipal, o projeto colabora com as Prefeituras de Santos-SP e Salvador-BA, na revisão e implementação de planos e estratégias voltadas à mudança do clima, incluindo o desenho e a implementação de medidas de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE).

  • Parceiro Político no Brasil: Ministério do Meio Ambiente (MMA)
  • Financiador: Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU)
  • Mais informações: https://www.giz.de/en/worldwide/69877.html

 

ProEESA 2

O Projeto ProEESA visa atuar na melhoria das condições para implantação de medidas de eficiência energética nas instituições prestadoras de serviços de saneamento, por meio de ações junto às entidades reguladoras. Pretende-se, a médio prazo, alcançar reduções significativas nas despesas com eletricidade, assim como evitar consumos energéticos e perdas de água, com inerentes melhorias na conservação das redes de distribuição e nas instalações de bombeamento.

 

ProteGEEr

O Projeto ProteGEEr visa contribuir para a melhoria da gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil, por meio da promoção da economia circular e a consequente proteção dos recursos naturais e redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). As principais ações consideram o aprimoramento de instrumentos regulatórios e de financiamento, além de políticas públicas de resíduos e clima no Brasil; o desenvolvimento de ferramentas de apoio a tomada de decisão e assessoria técnica à municípios para uma gestão otimizada de RSU. Adicionalmente apoia o fortalecimento de uma rede de pesquisa aplicada, inovação e conhecimento com Universidades e Institutos científicos entre o Brasil e a Alemanha.

 

TerraMar

O Projeto TerraMar apoia processos para o fortalecimento da gestão ambiental territorial integrada do espaço continental e marinho, contribuindo para a conservação da biodiversidade. Além disso, implementa medidas de conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha e costeira, desenvolve estratégias para a integração de iniciativas de monitoramento da qualidade ambiental e promove capacitações nas áreas de atuação do projeto – Região dos Abrolhos e da Costa dos Corais.