A 4ª Jornada de Inovação avança para a Etapa 3 de Ideação, e realiza três dias de imersão presencial em Brasília

etapa3 RSU

Entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro, as cinco equipes locais que integram a 4ª Jornada de Inovação "Cidades que Transformam" se reuniram em Brasília para trocar experiências, aprofundar nos desafios das suas propostas, e esboçar caminhos para aprimoramento da gestão local e regional de resíduos sólidos urbanos (RSU).

O evento organizado pela Diretoria de Inovação da Enap (G.Nova), em parceria com a equipe do Projeto ANDUS, contou também com participação de representantes do Departamento de Gestao de Resíduos (MMA), da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (MCID) e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (MCID).

Foram realizadas oficinas coletivas para reformulação do entendimento sobre os desafios locais e regionais; análise crítica das autoridades, habilidades e aceitações de cada causa priorizada; e por fim construção coletiva de ideias prioritárias a serem testadas nas próximas etapas. Além disso, as equipes tiveram oportunidade também de interagir com especialistas na gestão de resíduos sólidos urbanos, receber comentários e provocações, e com isso aprimorar as suas propostas.

A imersão contou ainda com uma visita à Instalação de Recuperaçao de Resíduos (IRR) e à Usina de Tratamento Mecânico e Biológico do Serviço de Limpeza Urbana do DF na Ceilândia. Essa visita permitiu às equipes locais conhecer o potencial da formalização dos contratos com pessoas catadoras e a as condicionantes a serem consideradas nas suas futuras propostas.

Ao total 24 funcionários e funcionárias das Prefeituras Municipais e do Consórcio experimentaram presencialmente os benefícios da troca de conhecimentos entre equipes e da cocriação livre de julgamentos. Puderam  aproveitar assim dos ricos intercâmbios entre setores e especialidades, além de explorar novas possibilidades e expandir horizontes.

A seguir o grupo avançará para as Etapas 4 – Prototipação e 5 – Viabilização da Jornada de Inovação, nas quais as ações idealizadas serão testadas localmente, ajustadas e formatadas em narrativas acessíveis e atrativas.

 

Veja Mais

Confira também a notícia publicada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap): Leia aqui.

4ª Jornada de Inovação

A 4ª edição do "Cidades que Transformam" é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento.