Seminário discute os 20 anos do Estatuto da Cidade apontando para o futuro

O Futuro Do Estatuto da Cidade

Grandes nomes do desenvolvimento urbano estiveram reunidos, com destaque para a Barbara Scholz, da GIZ Central, que trouxe um pouco da sua experiência com o projeto de desenvolvimento urbano do Equador.

Em 2021, o Estatuto da Cidade completa 20 anos. É sem dúvida o momento de fazer um balanço de sua implementação e dos avanços obtidos na construção de cidades mais democráticas, que proporcionam oportunidades a todas e todos. Promovido nos últimos dias 7 e 8 de julho, o Seminário O Futuro do Estatuto da Cidade teve o objetivo de discutir, sobretudo, os avanços e a implementação deste marco legal, e debater o futuro do desenvolvimento urbano no Brasil.

O primeiro dia contou com a presença de especialistas de diferentes setores e instituições para discutir, de maneira multidisciplinar, os avanços, desafios e perspectivas do Estatuto.

No segundo momento, especialistas e gestores/as municipais se reuniram para debater a perspectiva da gestão local, abordando experiências concretas de implementação do Estatuto nas diferentes regiões do país.

No evento, foram lançadas a Carta Aberta “O Futuro do Estatuto da Cidade”, documento com proposição de ações estratégicas para a implementação do Estatuto no horizonte temporal da Agenda 2030, que ficará em consulta pública até 16 de agosto; e a Plataforma “O Estatuto da Cidade é Possível”, um repositório de boas práticas.

Para mais informações sobre a Carta, a Plataforma ou para assistir aos vídeos do Seminário, acesse o site do Seminário O Futuro do Estatuto da Cidade.