Seleção de municípios para mentoria e capacitação em instrumentos e ferramentas de desenvolvimento urbano sustentável

imagem webinario municipios

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Ministério Alemão do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), apoiado pelo Ministério Alemão do Interior para Construção e Pátria (BMI) e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, vão selecionar ao menos 10 municípios brasileiros para integrarem atividades de mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano sustentável, adicionando a um grupo já pré-existente de 6 municípios pilotos.

Serão trabalhados cinco eixos, sendo quatro temáticos e o último integrador:

  1. agenda ambiental nas cidades
  2. financiamento do desenvolvimento urbano sustentável;
  3. macrozoneamento para ordenamento territorial, regularização fundiária e prevenção de assentamentos irregulares;
  4. verticalização na ocupação e uso do solo urbano;
  5. elaboração e revisão de planos diretores. 
 
As inscrições dos municípios devem ser realizadas até sexta-feira, dia 30 de Abril de 2021, por meio deste formulário: INSTRUMENTOS DE GESTÃO E PLANEJAMENTO URBANO INOVADORES - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (google.com)
 
A ação integra o Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS), que visa apoiar atores nos níveis federal, estadual e municipal na implementação de estratégias de desenvolvimento e gestão urbana sustentável, considerando as agendas internacionais pactuadas pelo Brasil, em especial a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que definiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a Nova Agenda Urbana (NAU).
 
Esta será a segunda etapa de mentoria e capacitação com municípios brasileiros. Da primeira etapa, participaram seis cidades como projetos-piloto: Anápolis (GO), município de médio porte com localização intermediária entre duas capitais e fora de região metropolitana; Campina Grande (PB), cidade-polo regional; Eusébio (CE), localidade de pequeno porte inserido na Região Metropolitana (RM) de Fortaleza (CE) e componente da região do Semiárido; a própria Fortaleza, que encabeça a RM; Hortolândia (SP), município de médio porte inserido na Região Metropolitana de Campinas (SP); e Tomé-Açu (PA), cidade de pequeno porte inserido no contexto amazônico e fora de região metropolitana.
 
O objetivo com deste trabalho, que será realizado até o fim de 2021, mais do que capacitar os municípios, é propiciar uma plataforma para troca de experiências entre eles, possibilitando um aprendizado mútuo. A ideia é que sirvam de teste para a implantação de instrumentos inovadores que possam vir a apoiar a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
 

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

A seleção dos participantes desta segunda etapa levará em conta dois requisitos principais (nenhum deles eliminatório): municípios liderados por mulheres e a qualidade da proposta apresentada pela cidade candidata. Além disso, o conjunto das cidades contempladas deve registrar a diversidade existente no Brasil em termos de porte populacional, biomas em que estão inseridas e dinâmicas territoriais e econômicas, entre outras características. No caso de desempate, um dos critérios é se o município integra a lista dos 100 mais vulneráveis do País (G100).

Para mais informações, confira abaixo os vídeos da live de lançamento do processo, também disponíveis no canal do youtube do MDR.