Mentoria em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos com foco em mitigação climática revela importância da ação local e integrada nas cidades

Projeto ANDUS realizou processo para fortalecer equipes de gestão municipal, oferecendo assessoria técnica e estimulando trocas entre pares. A mentoria, que é fruto da cooperação entre Brasil e Alemanha, foi acompanhada pelo Ministério das Cidades (MCID) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

No Brasil, mais de 80 milhões de toneladas de resíduos são geradas a cada ano. Desse total, apenas 4% é reciclado e 43% (o que equivale a 33 milhões de toneladas) vai parar em lixões. Esse volume corresponde a 233 estádios do Maracanã cheios. 

A gestão de RSU é um desafio complexo, caro e que atravessa as fronteiras dos municípios. Encerrar lixões e utilizar aterros sanitários para a disposição final de resíduos são apenas um recorte do cenário. É preciso construir rotas adequadas para reduzir o que vai para disposição final, promovendo recuperação e valorização dos resíduos, em processos como a reciclagem e a compostagem. Requer também processos consistentes de Educação Ambiental, para promover a cultura de entender o valor dos resíduos.

Isso envolve a integração de muitas áreas da gestão municipal (como educação, saúde, infraestrutura urbana) e a articulação com a sociedade civil e com o setor privado. O desafio da GRSU passa, ainda, pela inclusão de catadores informais, que são mais de 800mil pessoas no país.

Para fortalecer tecnicamente equipes de gestão municipal que atuam com o tema, o Projeto ANDUS desenvolveu a Mentoria Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, uma abordagem inovadora que fortalece o protagonismo da ação local, combinando assessoria técnica com aprendizagem entre pares.

Quarenta propostas foram inscritas para a Mentoria, todas foram relacionadas à coleta seletiva e à inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores de materiais recicláveis. Entre as inscrições, cinco projetos-piloto, um de cada região do país, foram selecionados para participar da mentoria, a partir de critérios que priorizaram projetos com potencial de replicação, capacidade de mobilização social e uso de rotas tecnológicas de baixas emissões.

Conheça os proponentes dos projetos-piloto que participaram da Mentoria:

  • Pedra Branca do Amapari (AP)
  • Santiago (RS)
  • Campo Grande (MS)
  • Francisco Morato (SP)
  • Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos do Sertão de Inhamuns (CE), formado pelos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá

Ao longo de dez meses, a Mentoria proporcionou oficinas de capacitação aos gestores municipais, estimulando a formação de redes de troca de experiências. O processo foi conduzido pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), pelo MCID e pelo MMA, com apoio da consultoria técnica G&G Klima.

Ao final da etapa de formação, o projeto desenvolvido pelo Consórcio do Sertão dos Inhamuns foi escolhido para receber apoio técnico para implementação. Os cinco municípios do Ceará trabalharam com a implantação de coleta seletiva porta a porta, com o compromisso de promover Educação Ambiental permanente para toda a população. Confira o vídeo abaixo.

“A Mentoria nos deu a oportunidade de fazer nos Inhamuns o que já acontece nos grandes centros. Com a capacitação e as trocas, nós ampliamos nossa capacidade de protagonismo e os municípios do Consórcio se comprometeram com ações da política pré-aterro, construindo soluções em conjunto entre as Secretarias, mas também a partir da colaboração entre os municípios. Fico extremamente feliz por ver a região sintonizada, discutindo em conjunto seus desafios e construindo soluções”, explica o superintendente do Consórcio do Sertão dos Inhamuns, Nazareno Loiola.

O consenso entre os municípios e o compromisso político foram resultados relevantes do processo da Mentoria e permitiram o início da coleta seletiva nos municípios, que se preparam para colocar em funcionamento as Centrais Municipais de Triagem de Resíduos e formalizar a relação com catadores e catadoras que atuam nos lixões da região.

Para saber mais sobre o processo, acesse a reportagem "Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos".

-----

A Mentoria Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos foi implementada no âmbito do Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil (ANDUS), um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades (MCid) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) do Brasil, em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). O Projeto ANDUS é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha.