Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos

RSU Capa

No Brasil, mais de 80 milhões de toneladas de resíduos são geradas a cada ano. Desse total, apenas 4% é reciclado e 43% (o que equivale a 33 milhões de toneladas) vai parar em lixões. Esse volume corresponde a 233 estádios do Maracanã cheios. 

A gestão de RSU é um desafio complexo, caro e que atravessa as fronteiras dos municípios. Encerrar lixões e utilizar aterros sanitários para a disposição final de resíduos são apenas um recorte do cenário. É preciso construir rotas adequadas para reduzir o que vai para disposição final, promovendo recuperação e valorização dos resíduos, em processos como a reciclagem e a compostagem. Requer também processos consistentes de Educação Ambiental, para promover a cultura de entender o valor dos resíduos.

Isso envolve a integração de muitas áreas da gestão municipal (como educação, saúde, infraestrutura urbana) e a articulação com a sociedade civil e com o setor privado. O desafio da GRSU passa, ainda, pela inclusão de catadores informais, que são mais de 800mil pessoas no país.

Para fortalecer tecnicamente equipes de gestão municipal que atuam com o tema, o Projeto ANDUS desenvolveu a Mentoria Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, uma abordagem inovadora que fortalece o protagonismo da ação local, combinando assessoria técnica com aprendizagem entre pares.

Para saber mais sobre o processo, acesse a reportagem "Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos" abaixo.