Como fortalecer as cidades brasileiras para lidar com as mudanças do clima? A resposta dessa pergunta não é simples, mas o Projeto ANDUS (Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil) atua desde 2017 na missão de reforçar o protagonismo da ação climática local no território brasileiro.
Com isso em mente, o Projeto ANDUS desenvolveu uma metodologia inovadora que fortalece o papel das cidades na agenda climática e amplia a articulação entre governo federal e governos locais.
Para concretizar essa abordagem, foram criadas três mentorias específicas, que geram aprendizados essenciais para a formulação de políticas públicas mais eficazes:
- Mentoria em Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos: voltada para a melhoria da gestão de resíduos nas cidades, promovendo soluções ambientais eficientes e economicamente viáveis;
- Mentoria Mulheres Negras pelo Clima: uma iniciativa que reconhece o protagonismo de lideranças mulheres negras em ações climáticas em seus territórios e no diálogo com os governos locais;
- Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas: desenvolvida para apoiar a estruturação territorial e o planejamento sustentável de municípios da Amazônia Legal.
Essas mentorias foram ferramentas fundamentais para consolidar a integração entre as estratégias nacionais e as ações locais, garantindo maior assertividade na implementação de políticas climáticas. Para cada um dos temas mencionados acima, foram produzidos uma série de materiais de comunicação, entre policy briefs, reportagens e vídeos, para detalhar as ações desenvolvidas em cada mentoria e como as atividades propostas contribuíram para o fortalecer as cidades brasileiras, ampliar a capacidade de gestão dos municípios e impulsionar uma governança climática alinhada aos desafios dos tempos atuais. Os conteúdos serão lançados de forma seriada ao longo das próximas semanas.
O grande objetivo da metodologia desenvolvida é impulsionar o papel das cidades na agenda climática e fortalecer a articulação da gestão pública nacional junto aos municípios. Neste primeiro material, de caráter mais geral e introdutório, você irá descobrir por que a abordagem do Projeto ANDUS funciona para promover a ação climática no Brasil e quais as lições que podemos tirar dela para fortalecer as nossas cidades, nossas políticas nacionais e a agenda climática.
Acesse o Policy Brief “Cidades como protagonistas na agenda climática” abaixo.
Também disponível em inglês neste link.