Parceiros brasileiros participam da 14º Conferência Anual de Desenvolvimento Urbano da Alemanha

 

Mas de 100 parceiros brasileiros participaram virtualmente em discussões na Alemanha sobre como implementar programas de apoio para desenvolvimento urbano sustentável.

A 14º Conferência Anual de Desenvolvimento Urbano da Alemanha aconteceu virtualmente nos dias 03 e 04 de maio organizado pelo Ministério Federal do Interior, Construção e Pátria da Alemanha (BMI). O evento teve como tema principal o aniversário de 50 anos do programa nacional de apoio para o desenvolvimento urbano na Alemanha (Städtebauförderung).

Durante os dois dias, parceiros brasileiros do governo federal, município, academia e sociedade civil passaram virtualmente pela Conferência que contou com tradução simultânea para o português. Nos espaços de debate, os participantes puderem discutir os temas apresentados dentro do contexto brasileiro. Coordenadora Geral da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Paula Nobrega, participou como palestrante em uma sessão sobre experiencias internacionais com programas de apoio para o desenvolvimento urbano com colegas da India, Africa do Sul e Alemanha. A participação aprofundou o diálogo e a cooperação entre Alemanha e Brasil.

 

SOBRE A STÄDTBAUFÖRDERUNG

O programa alemão de promoção do desenvolvimento urbano (Städtebauförderung) é um dos instrumentos mais importantes para o fomento de cidades mais sustentáveis e resilientes. Há 50 anos, o governo federal, juntamente com os estados federais, tem apoiado as cidades alemãs na eliminação das deficiências de desenvolvimento urbano e, assim, fortalecendo-os de forma sustentável ambientalmente, socialmente e economicamente. A indústria da construção local e artesãos também se beneficiam dos investimentos feitos com a ajuda do governo federal nas atualmente cerca de 6100 linhas de financiamento ao desenvolvimento urbano.

Esta modalidade permitiu a implementação de uma ampla gama de objetivos em diferentes programas que responderam aos mais diversos desafios do desenvolvimento urbano alemão e sua implementação se baseia nos seguintes princípios:

  1. A participação dos moradores e sua atuação em rede entre si;
  2. A ligação entre os diferentes níveis de ação e governo, dos bairros até a União Europeia;
  3. O agrupamento de recursos públicos e privados e a coordenação com outros programas de financiamento;
  4. A atuação direta em territórios específicos com prazos definidos; e
  5. Uma abordagem de aprendizagem e melhoria contínua acompanhado por pesquisas e estudos.

Para mais informações sobre a Städtebauförderung, acesse: https://www.staedtebaufoerderung.info/EN/home/home_node.html

NSP 2021 pink02