ANDUS e IPLANFOR debatem desenvolvimento urbano sustentável em Fortaleza

 

O IPLANFOR, Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza, e o Projeto ANDUS realizaram em parceira uma oficina on-line intitulada “Por um sistema de monitoramento e avaliação do desenvolvimento urbano sustentável em Fortaleza”, nos dias 22 e 23 de Abril de 2021.

No primeiro dia, após nota de abertura da GIZ e do MDR, a equipe de consultores contratada pelo Projeto ANDUS apresentou sua proposta de monitoramento e avaliação para a desigualdade socioespacial desenhada com base na realidade de Fortaleza. Após a apresentação e debate, o Vice-Prefeito e Superintendente do IPLANFOR, Sr. Élcio Batista, apresentou a sua visão estratégica para um sistema de monitoramento e avaliação integrados ao planejamento e gestão urbana de Fortaleza, tendo sido complementado pelo Sr. Paulo Linhares, diretor do Observatório de Fortaleza, em suas primeiras considerações sobre princípios e diretrizes para um sistema de monitoramento e avaliação de política públicas. As apresentações foram seguidas de um rico debate que pontuou a importância da avaliação como processo contínuo, da importância de uma visão metropolitana e do impacto da transformação digital neste processo.

O segundo dia foi pontuado pela presença, para além dos quadros técnicos de diversas secretarias e instituições de Fortaleza, de representantes dos municípios da região metropolitana de Fortaleza e de Secretários de Estado do Ceará, como os Srs. Lúcio Gomes, Secretário de Infraestrutura do Estado, Paulo Lustosa, Secretário das Cidades, Maia Júnior, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e João Mário, Presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. A agenda do encontro, cujo objetivo era proporcionar a aprendizagem entre pares no que diz respeito ao planejamento, monitoramento e avaliação do desenvolvimento urbano sustentável contou com uma apresentação do Observatório do Milênio de Belo Horizonte sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação com base nos ODS, do INPLAFOR sobre o Plano Fortaleza 2040 e seu sistema de governança e de monitoria e avaliação, do ONU-Habitat sobre a experiência de apoio à construção do Observatório Urbano de Alagoas e o instrumento MRP (Mapeamento Rápido Participativo) e uma apresentação da GIZ sobre experiências de planejamento e monitoramento do desenvolvimento urbano sustentável em cidades africanas.

Além da troca de experiências, o evento proporcionou o networking entre os participantes e conectou as diversas instituições presentes, constituindo uma semente de comunidade colaborativa da Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS) que poderá vir a se consolidar com a possível co-liderança de Fortaleza e Belo Horizonte e suas experiências em monitoramento e avaliação de políticas públicas.

 

Fortaleza 1

Fortaleza 2