Projeto ANDUS é prorrogado por dois anos

card ANDUS2

O Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil – ANDUS acaba de ser prorrogado para mais dois anos de implementação e trabalho conjunto com o governo federal e com os municípios brasileiros. A nova etapa do projeto terá foco no desenvolvimento urbano sustentável na Amazônia, em mulheres negras como agentes de mudança e ação climática local, entre outros temas

Em parceria com o Ministério das Cidades e o Ministério do Meio Ambiente, o ANDUS vai promover três processos de mentoria a municípios, de modo a fortalecer a agenda urbana climática no Brasil. Os temas abordados serão os seguintes:

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

Esta mentoria terá como objetivo disseminar o kit de ferramentas do projeto ProteGEEr para municípios, consórcios públicos e estados brasileiros participantes da comunidade de práticas do ANDUS em gestão sustentável de RSU. As propostas dos municípios selecionados serão avaliadas, aprimoradas e acompanhadas até a aplicação de pelo menos uma das ferramentas de gestão de RSU em cada contexto local.

Ordenamento Territorial Municipal na Amazonia

A mentoria aos municípios amazônicos em ordenamento territorial municipal irá selecionar até cinco municípios da Amazônia Legal, sendo pelo menos três deles do bioma Amazônia. Seu objetivo será elaborar propostas para a adequação e aplicação de instrumentos de ordenamento territorial municipal em território amazônico. A mentoria se dará através de uma rede de aprendizagem entre pares com foco em desenvolvimento urbano sustentável.

Mulheres negras liderando cidades resilientes

O objetivo desta mentoria será o trabalho com mulheres negras liderando movimentos sociais que atuam na melhoria ambiental, climática e sustentável das periferias urbanas de seus municípios. Espera-se que esse processo contribua para o fortalecimento das lideranças femininas e negras para a implementação de projetos urbanos e políticas municipais climáticos através da articulação dos movimentos sociais e do poder público.

 

Além da atuação no nível municipal, a prorrogação do ANDUS tem foco também no nível federal através do aprimoramento de instrumentos nacionais e da capacitação dos entes públicos sobre agenda climática na política urbana e desenvolvimento urbano integrado. O projeto irá apoiar a cooperação entre o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e outros ministérios para fortalecer as cidades brasileiras no combate à mudança do clima.

Nos próximos dois anos, o ANDUS contará também com mais dois parceiros para apoiar na implementação das ações do projeto: a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), através do fortalecimento de programas sobre gestão urbana; e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), como articulador das atividades junto à municípios amazônicos.

A equipe do projeto ANDUS, da GIZ e do Ministério das Cidades está bastante empolgada em continuar a frutífera cooperação, firmada em 2017, com o governo e municípios brasileiros rumo à um futuro mais sustentável para nossas cidades!

Para mais informações sobre a nova fase do ANDUS, continue acompanhando nosso site.

----

O projeto ANDUS é uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.