Roda de conversa sobre Orçamentos Sensíveis a Gênero e Raça abre as atividades de 2023 da iniciativa Lideranças Femininas Urbanas

roda de conversa Orçamento

Nos últimos anos, diversos países assumiram compromissos com a igualdade de gênero e do fortalecimento das mulheres nas decisões. 

No âmbito nacional, muitas ações foram feitas e os esforços não podem parar! Entretanto, esses compromissos e avanços legais não têm sido respaldados por recursos orçamentários que permitam concretizar as ações em programas e políticas públicas. 

Visando sensibilizar equipes que atuam no nível municipal e apresentar insumos e referências importantes sobre o tema, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH promoverá uma roda de conversa virtual sobre o tema.

Nesse primeiro encontro de 2023 da iniciativa Lideranças Femininas Urbanas, vamos conversar sobre a integração da perspectiva de gênero e raça no orçamento público a partir da publicação Orçamentos Sensíveis a Gênero e Raça” da Fundação Tide Setúbal em parceria com A Tenda das Candidatas. Lançado em 2022, tem o objetivo de instrumentalizar e sensibilizar equipes gestoras públicas estaduais e municipais sobre as desigualdades de gênero e raça. A partir disso, reconhecer a importância de implementar ações no planejamento orçamentário para a transformação e desenvolvimento sustentável de mulheres quilombolas, indígenas e pessoas pretas.

Com isso, visamos o empoderamento e participação das mulheres na tomada de decisão, em especifico aqueles vinculados ao orçamento público. Esperamos que essa contribuição possa estimular o interesse e a curiosidade sobre o tema. 

 O evento acontecerá no dia 9 de março, às 15h30 e contará com a presença de Hannah Maruci, da Tenda das Candidatas, e Pedro Marin, da Tide Setúbal, que fizeram parte da coordenação executiva da publicação.

O evento é exclusivo para membros da iniciativa. A adesão a esta iniciativa é voluntária e está aberta para participação de mulheres que atuem na temática urbana em prefeituras municipais brasileiras. Para fazer parte, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..