Projetos ANDUS e DUS realizam Seminário de Planos Diretores Municipais com foco em cidades amazônicas

belém imagem

As lideranças políticas de Belém e demais municípios do Pará compartilham boas práticas e desafios específicos de ordenamento territorial no contexto amazônico. Nesse sentido, em 9 e 10 de fevereiro de 2023, os projetos da cooperação ANDUS e DUS, em parceria com a Prefeitura de Belém, o Ministério das Cidades e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), irão promover, com o apoio do Governo do Estado do Pará e do WRI Brasil, um encontro para semear ideias e suscitar o debate sobre temas, potencialidades e desafios comuns.

Durante o encontro, as equipes técnicas municipais da região do Pará e da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento - InRede poderão se debruçar sobre o Guia para elaboração e revisão de planos diretores. A partir da identificação de problemas concretos, a metodologia auxilia gestores municipais, em conjunto com os segmentos sociais envolvidos, na definição de uma estratégia de ação adequada aos desafios e potencialidades de cada território. Concebidos a partir de uma perspectiva dinâmica e interativa de circuitos que permitem percorrer entre temas, problemáticas, estratégias, instrumentos e ferramentas complementares de maneira fluída e direta.

Lideranças políticas do nível estadual e municipal e equipes técnicas de planejamento e desenvolvimento urbano de Belém, municípios da região metropolitana e demais municípios do Pará, em especial aqueles que estejam revisando ou desejam revisar os seus planos diretores e aqueles liderados por Prefeitas foram convidados.

A intenção é que esses encontros possam alimentar a elaboração de projetos de cooperação em diferentes níveis interfederativos para o desenvolvimento urbano sustentável da Amazônia Legal.