Projeto ANDUS realiza evento de encerramento no Rio de Janeiro

4banner encerrandus 100

Nos últimos dias 16 e 17 de novembro, a equipe da GIZ e MDR esteve no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, para o “encerrANDUS”, evento de encerramento do Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Mais de 120 pessoas de diversas áreas e instituições estiverem presentes nos dois dias do evento para compartilhar experiências e celebrar os resultados atingidos ao longo dos cinco anos do Projeto ANDUS. Participaram da abertura do evento o Consul-Geral da Alemanha no Rio de Janeiro Dirk Augustin, o Diretor Nacional da GIZ Brasil Michael Rosenauer, a Secretária de Mobilidade e Desenvilvimento Regional e Urbano Sandra Holanda e o Subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados Jean Carris.

 WhatsApp Image 2022 11 21 at 12.19.48

Foto: Beatriz Bley

A programação contou com a apresentação de resultados concretos no desenvolvimento local, um painel sobre formação de redes e exposição de iniciativas de sucesso na ReDUS e o lançamento de dois aguardados guias municipais: O Guia Para Revisão e Elaboração de Planos Diretores e o Guia de Implementação da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

Também foram apresentadas a identidade visual e as primeiras formulações dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS), elaborados colaborativamente no processo participativo de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PNDU).

As publicações e demais documentos lançados no evento podem ser encontrados no acervo do Projeto ANDUS e na biblioteca da ReDUS.

O fim do evento foi marcado pelo lançamento da InRede – Rede Brasileira de Institutos de Planejamento – iniciativa apoiada pelo ANDUS que visa a troca de experiências e informações para capacitar e potencializar a elaboração de políticas públicas nos municípios participantes.