Delegação brasileira participa do 15º Congresso da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano na Alemanha

NSP 2022 2

Entre os dias 13 e 17 de setembro de 2022, os Projetos ANDUS e DUS promoveram a visita técnica com os parceiras e parceiros brasileiros para o 15º Congresso sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) em Berlim. O NSP é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) da Alemanha. O tema deste ano foi "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana"  

“Os focos na coesão social e na adaptação as mudanças climáticas trouxeram um conhecimento muito importante que pode nos ajudar a preparar novos projetos para o Brasil” comentou um participante. A delegação brasileira era composta por: representantes da Frente Nacional de Prefeitos, da Companhia de Habitação de Londrina/PR, da Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ, da Prefeitura de Niterói/RJ, da Prefeitura de Salvador/BA, da Prefeitura de Naviraí/MS e da equipe da GIZ.

Além disso, todo o evento foi transmitido ao vivo, com tradução para o português, e seguido por cerca de 120 profissionais em municípios e ministérios no Brasil, através da iniciativa na ReDUS.

 

Visitas técnicas em Berlim

Além da participação no NSP, a delegação  conheceu soluções inovadoras para espaços públicos em Berlim, que integram a infraestrutura verde e cinza. As visitas exploraram a cidade compacta ao longo dos tempos, tanto nas áreas de requalificação urbana no centro da cidade, como nas vizinhanças em novos conjuntos habitacionais na periferia.

Em Berlim Gropiusstadt, a gestora do bairro mostrou os resultados de abordagens integrativas, inclusivas e culturais em um bairro existente que aborda as mudanças climática e demográfica. Em Berlim Tegel, a empresa municipal de desenvolvimento urbano apresentou um bairro recentemente planejado onde serão criadas soluções inovadoras para a mobilidade urbana, edifícios sustentáveis e espaços ecológicos.

Ambos os bairros conseguiram demonstrar como a ação sem fins lucrativos, os programas de financiamento do governo e a forte participação dos cidadãos podem assegurar a coesão social nas cidades e combater de forma sustentável a mudança climática.

A delegação também se consultou sobre mudanças climáticas em reunião na sede do Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK) da Alemanha, com a participação do Ministério Federal do Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMUV) da Alemanha.

 

- notícia desenvolvida em colaboração com Philipp Höppner e Letícia Oliveira, do Projeto de Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).