Versão digital e interativa da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é lançada

card Site da Carta

Ao identificar a transformação digital como uma das dinâmicas mais importantes para o desenvolvimento urbano sustentável, o Projeto ANDUS, fruto da cooperação técnica Brasil-Alemanha, apoiou o governo federal brasileiro na formulação da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

O documento é uma referência nacional sobre a transformação digital nas cidades, resultado de um trabalho colaborativo de pessoas dos diversos campos do conhecimento e de atuação. O processo participativo de construção da Carta – conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério das Comunicações e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, teve como objetivo facilitar a organização de saberes sobre as chamadas “cidades inteligentes” e desenvolver objetivos estratégicos e recomendações concretos para diferentes grupos-alvo. 

A versão interativa é uma forma de divulgar o documento e fomentar a comunicação entre a comunidade da Carta e instituições parceiras. O conteúdo é apresentado de forma contextualizada para diferentes grupos-alvo (governo federal, estadual, municipal, instituições de pesquisa, cooperação, setor privado, ONG’s, instituições financeiras etc.) e é possível aplicar filtros com base nos oito objetivos estratégicos e por grupo-alvo. Também foi desenvolvido um glossário interativo em que a pessoa usuária clica em uma palavra destacada no texto e uma caixa com a explicação do termo se abre.

Deixe-se guiar.

Resultado de um processo colaborativo, o documento reflete os saberes para o desenvolvimento no contexto da revolução urbana-digital. A Carta é tanto um produto como um processo colaborativo para orientar as políticas, planejamentos e ações de cidades inteligentes no país.

No site interativo da Carta é possível fazer o download do documento completo e das versões resumidas, disponíveis em português, inglês e espanhol, resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e denominada Projeto Tradus.

Durante a Marcha dos Prefeitos 2022, que ocorreu em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresentou para lideranças de todo o País ações desempenhadas pela Pasta nas áreas de urbanização, habitação e saneamento básico. Entre os assuntos do evento, foi lançada a versão interativa da Carta.

Conheça também a iniciativa da Carta na Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS). A plataforma nasceu com o propósito de apoiar pessoas e organizações a atuarem em rede para construir um futuro mais sustentável para nossas cidades. Inscreva-se no newsletter e fique por dentro.